top of page

RIO2C - Rio Creative Conference 2019

Atualizado: 31 de jan. de 2022

Em abril, a Fauno Filmes esteve no Rio de Janeiro para participar do RIO2C, o maior evento de audiovisual e indústria criativa da América latina. Aos moldes do SXSW, o evento que antes era restrito ao mercado audiovisual, hoje abraça a indústria criativa como um todo, promovendo assim a interação e cooperação entre os vários setores do meio criativo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Interação é a palavra que melhor define este evento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São pessoas e empresas do Brasil e do mundo, reunidos por 5 dias para conversar e debater assuntos variados. E a parte mais valiosa do evento são os períodos entre painéis, quando se senta para tomar um café com outros profissionais da área, ou na fila para um debate concorrido. Conhecer pessoas e trocar experiencias são palavras de ordem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O evento conta com diversos painéis sobre os mais variados assuntos, desde estudos de casos mercadológicos como o painel do Kondzilla, maior canal de música do YouTube mundial, e de como o Porta dos Fundos trabalha junto com as marcas para criar campanhas únicas para seus clientes, até painéis com cientistas debatendo sobre neuromarketing e a consciência humana.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São muitas palestras, painéis, pitchings, debates e cases, tudo ao mesmo tempo, o tempo todo. Por isso uma parte do dia de todos os participantes, é dedicada a ler a programação e programar o seu dia com base nos painéis que você quer assistir.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É muito comum coincidir os horários de dois ou mais painéis que você quer assistir, aí vai da sua prioridade ou do tamanho da sala aonde vai acontecer. Algumas salas comportam somente 60 pessoas, então não é garantido que você conseguirá entrar, por isso é interessante ter sempre uma segunda opção.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As minhas favoritas eram o estande de VR e a sala de pitching audiovisual. O estande de VR contava com diversos computadores e óculos de realidade virtual, onde você pode assistir a documentários em 360º. do mundo inteiro ou jogar alguns jogos e simulações.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na sala de pitching audiovisual foi onde eu mais aprendi.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São sessões em que os produtores dos filmes apresentam seus projetos de e series, documentários, filmes e animações, à profissionais da área e representantes dos mais variados canais de TV do Brasil e do mundo. Estes, após os 7 minutos de apresentação, fazem questionamentos e ressalvas sobre o projeto, o que é extremamente valioso, pois você consegue identificar o que os diversos players procuram em cada formato.


Foram 5 dias intensos e muito produtivos. Conhecemos pessoas, reencontramos amigos e aprendemos muito e em 2020 estaremos lá novamente, e se tudo correr conforme o plano, desta vez apresentando nossos projetos para os players.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Até lá!

bottom of page